sábado, 19 de janeiro de 2008

Perto do Céu




A estrada segue por um dos cenários mais extraordinários que que já vi.
Subimos a 4800 metros e a temperatura caiu bastante. Outras surpresas ainda estavam por vir. Alguns quilometros mais e uma densa névoa cobriu a estrada. A temperatura despencou repentinamente para três graus. Depois de uma tumultuada troca de roupa no meio do vento forte que soprava seguimos mais alguns quilometros pelo altiplano. Na chegada de San Pedro com a longa descida quase em linha reta o tempo melhorou. Chegamos todos em segurança.

Este fenômeno ocorre nesta época do ano, chamado inverno Boliviano cria quedas de temperatura na região além de chuva e neve. Encontrei outros brasileiros no hotel que relataram neve no Paso de Jama e temperaturas de 10 graus negativos há dez dias atrás.
Posted by Picasa

2 comentários:

Anônimo disse...

FILHO,QUERIDO

Já olhei várias e várias vezes para esta foto e a emoção que ela me causa é de tanta beleza...a lhama (ou é um guanaco?) solitária e a imensidão envolvendo tudo....que o silêncio é melhor que qqer palavra.

NB: com um close vc percebe do q estou falando.
Beijos e continue com juizo! VC PERCEBEU Q TODA A FAMÍLIA se preocupa com a velocidade????E como bem lembrou seu pai, esta Máquina deve voar.. por favor não abuse.

Marcelo Mendes de Oliveira disse...

Estes angulos da paisagem surgem de uma hora para outra. Quando vi,acho, esta vicunha, o guanaco tem cabeça escura, nao resisti e parei. Acho que minha sensaçao foi exatamente o que voce percebeu. Um único animal numa paisagem absolutamente árida. A relaçao da vida, tanto dos animais como dos nativos, com a natureza andina, foge dos padroes com que estamos acostumados.